Segurados do INSS precisam declarar Imposto De Renda?

Segurados Do Inss Precisam Declarar Imposto De Renda Dra. Elaine Fernandes Blog - Escritório de Advocacia em Várzea Paulista - SP | Dra Elaine Fernandes

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Por lei todo ano parte da população brasileira precisa entregar a Declaração Do Imposto de Renda, para ter sua situação regular junto à Receita Federal, e antes mesmo de ser divulgado o período de entrega do processo, os contribuintes se adiantam para organizar e tirar suas dúvidas visando evitar erros e faltas de dados importantes na sua declaração, que podem até levar a perda do prazo.

Não esquecendo que fatores como esses também incluem aposentados e pensionistas do Instituto Nacional Do Seguro Social (INSS), que precisam de mais informações sobre a obrigatoriedade da declaração do Imposto De Renda.

Quem tem direito à isenção do IR?

Pessoas com doenças graves e que possuem o benefício do INSS, podem pedir a isenção do Imposto de Renda, por meio de um laudo médico que deve ser enviado para a Receita Federal comprovando o direito.

Aposentados e pensionistas com mais de 65 anos de idade , que possuem uma renda mensal de até R$:1.903,98 totalizando um rendimento de R$:24.751,74 anual.

Essas isenções seguem o que está proposto na Lei nº 7.713, de 1988, que contempla aposentados por invalidez, doenças graves, ou que possuem mais de 65 anos de idade.

Quem precisa declarar o Imposto de Renda?

  • Beneficiários que tiveram rendimentos tributáveis acima de R$28.559,70 durante todo ano de 2020.
  • Beneficiários que receberam rendimentos isentos acima de R$:40.000,00 durante todo ano de 2020.
  • Beneficiários que tiveram ganho de capital na venda de bens.
  • Beneficiários que realizaram qualquer tipo de operação na Bolsa de Valores.
  • Beneficiários que tiveram a isenção de imposto de venda de um imóvel, para a compra de um outro imovel residencial em um prazo de até 180 dias.
  • Beneficiários com mais de R$:300.000,00 em posses até 31 de dezembro de 2020.

Aposentou mais continua trabalhando ?

Mesmo que seja aposentado do INSS, se a quantia arrecadada for maior do que a determinada para isenção, deve enviar a declaração do Imposto de Renda como rendimento tributável.

Para consultar o extrato de rendimentos: 

  • Basta seguir este passo a passo:
  • Entre no site Meu INSS ou aplicativo (disponível para Android e iOS). Se for o primeiro acesso, clique em “Cadastrar senha” e siga as instruções. Se já possui senha, clique em “Entrar”;
  • Informe o CPF e a senha cadastrada. Depois, vá em “Entrar”;
  • Na página inicial, escolha “Extrato de Imposto de Renda”;
  • Na tela seguinte, confira se o ano calendário é o de 2020. Em seguida, clique no quadro com o nome do seu benefício;
  • A tela seguinte mostrará o extrato. É possível salvar o documento clicando em “Baixar PDF” no final da página.

Fonte: Jornal Contábil

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